caminho de entrada
No meio do caminho tinha um castelo. Tinha um castelo no meio do caminho. Seguindo viagem para Santa Cruz, na região do Trairí, no Rio Grande do Norte, fizemos uma parada no município de Sítio Novo, no topo da Serra da Tapuia. Foi lá no alto da Serra que Zé dos Montes construiu um dos seus sonhos mais mirabolantes, o Castelo que leva seu nome.
O Castelo de Zé dos Montes fica a 104 quilômetros de Natal. Zé conta que Nossa Senhora orientou a erguê-lo por meio de um sonho. Cheio de labirintos, um guia nos conduz pelo interior do lugar até o topo. Zé construiu pequenos altares com santos. O ambiente é escuro, úmido em alguns pontos. De lá do alto a vista é surpreendente. Muito verde e picos se erguem ao redor da obra de inspiração na arquitetura mourisca.
Interior: luz e escuridão
Zé dos Montes já morou no lugar, mas hoje apenas os guias aguardam os visitantes. A entrada custa R$ 5,00 por pessoa. O Castelo fica aberto de segunda a domingo, das 9h às 17h30. É bom ir com roupa confortável, de tênis ou sapatos que não escorreguem, pois o interior do Castelo é praticamente todo de areia. Só em alguns espaços há cerâmica. Os guias vendem água em garrafa, mas não é comercializado nenhum tipo de comida.
Labirintos por onde os visitantes passam
Porteira
Como chegar:
Siga de Natal (RN) pela BR-304, depois pegue a BR-226. Na altura do município de Tangará você verá a entrada para Sítio Novo. O Castelo fica no alto da Serra da Tapuia. Os moradores da região podem orientar melhor, pois há poucas placas indicando a chegada no Castelo.
Deu até vontade de conhecer! Deve ser lindo! Parabens pelo post.
ResponderExcluirMariana
Sim,Mariana, o lugar é diferente de qualquer passeio tradicional. Vale a pena visitá-lo!
ResponderExcluir:)