Assombrações do Recife Velho | Viaje de mala e cuia

Assombrações do Recife Velho



O Papa-Figo, o Boca de Ouro, o Barão perseguido pelo Diabo, o negro velho que andava em fogo vivo. Estes são alguns dos mal-assombros narrados no livro Assombrações do Recife Velho (1995) de autoria do mestre Gilberto Freyre. As narrativas folclóricas em torno do sobrenatural no passado recifense saíram do papel para a realidade. A obra foi transformada no espetáculo Assombrações do Recife Velho, que é apresentado em duas sessões, às 19h30 e às 20h45, todas às quartas-feiras, na Fundação Gilberto Freyre, no bairro de Apipucos, no Recife.

Na encenação os atores contam as histórias do Recife sobrenatural com base na tradição da cultura popular, dos bairros, ruas, casas, rios e personagens que se tornaram lendários à medida que os fatos foram sendo contados e repetidos. A visita ocorre de noite e as turmas são limitadas a 30 participantes. Os visitantes adquirem os ingressos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (estudantes) no Espaço Cultural Gilberto Freyre, onde há também uma lanchonete que serve cafés, refrigerantes, água, bolo de rolo e outras delícias.

Na casa você verá uma coleção bibliográfica de mais de 40 mil livros, mobílias do século XIX, jogos de chá em prata portuguesa, painéis de azulejos portugueses dos séculos XVI e XVII, além de condecorações, títulos e placas concedidas a Gilberto Freyre. A Casa-Museu está instalada num sítio ecológico de aproximadamente um hectare. Diferentes espécies botânicas fazem parte do lugar.


Dica: As apresentações acontecem por temporada, então agenda a sua visita. Vá com roupa confortável, de preferência use tênis. O caminho até a casa de Gilberto Freyre é feito no escuro, com uma trilha de velhas e os personagens das histórias nos guiando. Se você tem dificuldades de locomoção não é recomendado. Para crianças menores de 6 anos também não é adequado. No mais, mergulhe na fantasia e viva cada uma das histórias. Aproveite também para conhecer a bela casa de Gilberto Freyre, onde há móveis, livros, tudo que construiu em vida e está tão bem preservado pela Fundação que leva o seu nome.

 
A Fundação Gilberto Freyre está instalada no local onde o sociólogo e escritor Gilberto Freyre morou por mais de 40 anos. A Vivenda Santo Antonio de Apipucos foi construída no início do século XIX. Em vida, Gilberto e família Freyre decidiram transformar o lugar numa fundação. O intuito seria de reunir seu patrimônio cultural,bens, acervos para dá continuidade aos estudos da realidade nordestina e brasileira. Hoje é chamada Casa-Museu Madgalena e Gilberto Freyre.

Autor de mais de 80 títulos, Gilberto Freyre nasceu em 15 de março de 1900. Filho de Alfredo Freyre, educador, juiz de direito e catedrático de Economia Política na Faculdade de Direito do Recife e Dona Francisca de Mello Freyre. Bacharel em artes e mestre em ciências sociais pela Columbia University de Nova York. Em 1934 lançou o primeiro guia turístico de uma cidade brasileira, o Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife. Autor do célebre Casa-Grande & Senzala, livro que narra história da sociedade patriarcal no Brasil. 

Agradecimento por fotos e texto:
Manuella Falcão – gerente de Relacionamento da Fundação Gilberto Freyre



Para agendar visitas:
Horário de atendimento ao público:
Segunda a sexta, das 9h às 17h.
R. Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife-PE
Fone (81) 3441.1733 | Fax (81) 3441.2883
http://www.fgf.org.br/  
Email: visitas@fgf.org.br





Um comentário:

  1. Muiito booa essa trilha, fuii e gostei muiito , recomendo pra todos :D

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails