Essa viagem à Pesqueira, na região Agreste de Pernambuco, foi daquelas missões de trabalho enriquecedoras. Sim, com toda a certeza enriquecedora. Em primeiro, devo a companheira de trabalho e fotógrafa Juliana Barreto as belas imagens deste post. Em segundo lugar, agradeço, também, ao senhor Gustavo por ter nos apresentado um pouco das belezas de Pesqueira entre um intervalo e outro de trabalho.
Quando entramos na cidade avistamos de cara as antigas Fábricas de doce da cidade, a Rosa e a Peixe. Hoje, desativadas, abrigam o Centro Cultural Rosa, o Museu do Doce e uma feira pública.
Na visita que fizemos ao Museu do Doce encontramos inúmeras máquinas desativadas, importadas de outros países, tachos de doces. Por isso, Pesqueira leva o nome de terra do doce. O espaço abriga ainda uma feirinha saborosa, cheia de doces de goiaba, ameixa, chocolate e muito licor. Distante 215 km do Recife, o município mistura tradição, religião, muitos doces e curiosidades.
haja sabores...
O mais curioso foi encontrar um castelo na cidade. Eis que dos 57 mil habitantes da cidade, um senhor resolveu erguer uma casa em formato de castelo. O lugar virou atração turística. O castelo rico em detalhes ocupa quase um quarteirão inteiro. O castelo é moradia. Portanto, não está aberto para visitação.
Pesqueira tem um clima agradável nas noites de inverno. A temperatura chega aos 15 graus. Bem no topo da cidade está o Santuário da Graça, um local de fé e muita adoração.
Santuário Nossa Senhora das Graças
Fotos:Juliana Barreto
Pesqueira - Agreste de Pernambuco
(Siga pela BR-232)
Nenhum comentário:
Postar um comentário