Gravatá é pra passear e comer bem! | Viaje de mala e cuia

Gravatá é pra passear e comer bem!

 

Muita gente pensa que um roteiro de viagem para a região Nordeste é feito só de muito calor e muita praia. Se você é um destes, trate de rever seus conceitos. No Nordeste também há regiões serranas que fazem um friozinho durante o inverno e pede um fondue, acompanhado de um bom vinho, chocolate quente, cafés e também comidas regionais.
Um destes destinos é a cidade de Gravatá, no agreste de Pernambuco, distante 85 quilômetros da capital Recife.



A cidade tem atrativos turísticos como o Alto do Cruzeiro, a rua do Pólo Moveleiro, onde é possível comprar de uma simples lembrança até móveis de qualidade. Há períodos, como durante os festejos juninos, em que a cidade fica muito movimentada de turistas. O bom mesmo é visitá-la em épocas mais tranqüilas, fora dos períodos de feriado e comemorações.


A gastronomia de Gravatá também é algo muito bom de se apreciar. Depois de fazer comprinhas pela rua do Pólo Moveleiro, vale a pena saborear um almoço delicioso no restaurante Charque da Dona Neuza - Mãe do Serginho. È assim mesmo o nome do estabelecimento, pois em cidades do interior é muito comum conhecer as pessoas segundo o seu parentesco, profissão, etc. 


E a pedida já dá pra desconfiar, não é?! É o prato Charque Roupa Nova, que vem acompanhada de farofa de jerimum, macaxeira frita, queijo de coalho, manteiga da terra, feijão, arroz, vinagrete...humm! Muito bom!
Charque desfiada, molhada, com a tradicional manteiga de garrafa

Olha que legal a originalidade da decoração. As cuzcuzeiras, tipo de panela onde no Nordeste preparamos o cuzcuz, serve de luminária.
 Cuzcuzeiras e luminárias!
A cuzcuzeira também vira balde para cervejas. Olha aí, registrei o momento em que o garçom corria com uma na mão, cheia de cervejas e copos geladinhos para a mesa do cliente.






Charque da Dona Neuza – Mãe do Serginho
Rua Vicente Soares da Silva, 78, Gravatá, Pernambuco (próximo ao Pólo Moveleiro)
Contato: (81) 3533-1561

Fotos:
Ylka Oliveira 
Joka Cordeiro
Site da Prefeitura de Gravatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails